Projeto de Qualificação do Ensino de Matemática para o Curso de Ciência da Computação

Tem-se observado que o processo de ensino de disciplinas matemáticas oferecidas para o curso de Ciência da Computação vem apresentado um caráter extremamente teórico e totalmente desvinculado das demais disciplinas do curso. Tal fato acaba ocasionando desinteresse por parte dos alunos nestas disciplinas, além de tornar-se aparentemente desnecessária para sua formação. Sabe-se que a computação é totalmente fundamentada em conceitos matemáticos e que o estudo desta fundamentação é de extrema importância para a formação de um profissional da área. Compreender os fundamentos matemáticos da computação permite o desenvolvimento de sistemas com maior eficiência, uma vez que se pode fazer uso de conceitos e técnicas matemáticas para estruturar, elaborar e controlar algoritmos e programações. Auxilia também na resolução de problemas complexos, através da aplicação de conceitos teóricos, que possibilitam uma melhor compreensão do problema e auxiliam na estruturação da solução. A fundamentação teórica pode ajudar também no estudo e compreensão das limitações existentes no computador. Dessa forma, a Matemática, além de fundamentar a Ciência da Computação, pode e deve ser utilizada como ferramenta que auxilia a solução de problemas. Tendo em vista este cenário, foi desenvolvido um projeto para a qualificação do ensino das disciplinas matemáticas oferecidas para o curso de Ciência da Computação, que integra os departamentos de Informática e Matemática, e tem como objetivo aproximar estas disciplinas de fundamentação teórica das disciplinas de caráter prático.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Márcia Rodrigues Notare - Coordenador / Isolda Giani Lima - Integrante / Laurete Teresinha Zanol Sauer - Integrante. Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Remuneração.

2002 - 2005