Avaliação das qualidades pedagógicas e técnicas dos programas ConQuest e Mercury visando benefícios para o ensino-aprendizagem de Química
(CNPq: Processo 472967/2004-5) O emprego de computadores no ensino superior vem crescendo nas últimas décadas. A forma de utilização de tal recurso vem também se diversificando grandemente e providenciando benefícios para o ensino de Química. Dentre essas distintas formas destacamos neste projeto a utilização de banco de dados computacionais, em particular do Banco de Dados Cambridge Structural Database (CSD). Assim, o projeto tem como objetivo desenvolver ações que viabilizem a utilização do CSD por alunos de graduação em Química e avaliar as Qualidades Pedagógicas e Técnicas de dois dos programas a ele vinculados, o ConQuest e o Mercury. A avaliação destas qualidades é justificável uma vez que a quantidade e diversidade de informações presentes no CSD é de grande valor e a licença para sua utilização pode ser obtida gratuitamente por instituições acadêmicas da América Latina. De fato, o Banco contém o resultado de mais de 280000 estruturas cristalográficas de compostos resolvidas e a sua modalidade destinada ao uso em sala de aula apresenta 11300 estruturas solucionadas. A base de dados é formada por em grupo de programas que, entre outras vantagens, disponibiliza informações cristalográficas para cada composto presente no Banco e permite a visualização das estruturas dos compostos em 3 dimensões.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Salete Linhares Queiroz - Coordenador / Fábio Batista do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2005 - 2007