Textos científicos como recurso para o ensino-aprendizagem de Química
(FAPESP: Processo 2003/06107-0) Proposta para o ensino superior de Química utilizando a leitura de textos científicos com o objetivo de enfatizar os seguintes aspectos: a) favorecimento da aprendizagem conceitual; b) desenvolvimento de concepções sobre o processo de produção da ciência e da sua natureza; c) aprimoramento da habilidade de leitura e escrita em linguagem científica. A proposta foi aplicada na disciplina de Fisico-Química I do curso de graduação em Química do Instituto de Química de São Carlos (USP). Os dados obtidos foram analisados, segundo a Análise de Discurso na linha francesa, como vem sendo divulgada, entre outros, por Eni Orlandi.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Salete Linhares Queiroz - Coordenador / Gelson Ribeiro dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
2003 - 2004