Jogos de RPG na Aula de História: Primeiros Passos na Construção de uma Ferramenta de Autoria
Cada vez mais, os professores encaram a necessidade de encontrar novas formas de motivar seus alunos dentro da sala de aula. A tecnologia e os jogos são poderosas fontes de motivação intrínseca para os jovens de hoje, porém aliá-los ao currículo escolar tem sido um desafio. Este artigo descreve as atividades que foram desenvolvidas durante as aulas de História de uma escola pública de Campinas utilizando jogos do tipo Role Playing Game (RPG). Estas atividades tiveram como objetivo auxiliar o desenvolvimento de uma ferramenta de autoria de jogos de RPG para serem utilizados em sala de aula, com o laptop XO. O desafio inicial por trás da concepção desta ferramenta é, principalmente, compreender o público-alvo e como ele vê o RPG. Para isto, foi necessário vivenciar a utilização do jogo durante algumas aulas. A metodologia empregada foi a da pesquisa-ação, e os resultados encontrados apontam requisitos para a ferramenta e lições sobre o uso dos jogos de RPG na escola.
2012