Ambiente de Aprendizagem Baghera: uma comunidade de agentes artificiais e humanos
Resumo: Tecnologias oriundas da área da Inteligência Artificial têm sido aplicadas com sucesso na modelagem e concepção de ambientes educacionais. Dentre estas tecnologias, os sistemas multiagentes vêm sendo aplicados no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem onde fatores como a distância, a cooperação entre entidades heterogêneas, e a integração de diferentes componentes de software, são cruciais. Neste artigo, o ambiente de aprendizagem Baghera desenvolvido de acordo com a tecnologia multiagentes é apresentado. Baghera é um sistema baseado em uma arquitetura composta por dois níveis de agentes deliberativos e reativos. A fim de ilustrar esta arquitetura, um ambiente de aprendizagem para a resolução de problemas de prova em geometria foi implementado. Além de apresentar aspectos computacionais da plataforma, o artigo descreve experimentações realizadas, discute alguns resultados já alcançados, e conclui com uma avaliação dos resultados já obtidos e contribuições que a abordagem multiagentes pode trazer ao domínio da informática na educação.
Abstract: Tecnologias oriundas da área da Inteligência Artificial têm sido aplicadas com sucesso na modelagem e concepção de ambientes educacionais. Dentre estas tecnologias, os sistemas multiagentes vêm sendo aplicados no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem onde fatores como a distância, a cooperação entre entidades heterogêneas, e a integração de diferentes componentes de software, são cruciais. Neste artigo, o ambiente de aprendizagem Baghera desenvolvido de acordo com a tecnologia multiagentes é apresentado. Baghera é um sistema baseado em uma arquitetura composta por dois níveis de agentes deliberativos e reativos. A fim de ilustrar esta arquitetura, um ambiente de aprendizagem para a resolução de problemas de prova em geometria foi implementado. Além de apresentar aspectos computacionais da plataforma, o artigo descreve experimentações realizadas, discute alguns resultados já alcançados, e conclui com uma avaliação dos resultados já obtidos e contribuições que a abordagem multiagentes pode trazer ao domínio da informática na educação.
2004