Possibilidades da mediação tecnológica na inclusão escolar de autistas

Resumo: O Autismo manifesta-se por déficits nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. A inclusão de crianças com autismo numa classe regular requer que sejam observadas algumas necessidades, tanto da criança, quanto da escola, professores e colegas. O uso, seleção e construção de ambientes digitais podem auxiliar e promover o processo de inclusão de permitindo que, através de uma mediação tecnológica, pessoas com autismo desenvolvam processos de interação social, condição fundamental para qualquer processo de desenvolvimento e inclusão real. No presente artigo apresentamos critérios e estratégias necessários para uma mediação tecnológica com autistas resultado de 3 anos de pesquisa.

Abstract: Autism manifests itself by deficits in social interaction areas. Inclusion of children with autism in regular classes requires that be observed the necessities of the children and also of the school, teachers and colleagues. Use and selection of teach and learning digital environments can help and promote the inclusion process, allowing that, through the mediation technology, people with autism develop process of social interaction. This is a fundamental condition for any real development and inclusion process. In the present paper we present the result of 3 years of research, showing basic criteria and strategies necessary to allow technological mediation of autistic children.

2006