Práticas, Sucessos e Barreiras na Integração de Alunos Monitores em Laboratórios de Informática de Escolas Públicas: Uma Avaliação

Resumo: Este artigo avalia o projeto Aluno Monitor (AM) em Bauru ¿ interior de SP, no qual, alunos de escolas públicas tornaram-se monitores nos laboratórios de informática de suas escolas. O projeto AM facilita o pleno funcionamento dos laboratórios e o acesso de alunos e professores a computadores e a Internet. Alunos, professores, e administradores envolvidos no projeto responderam questionários e foram entrevistados com objetivo de avaliar percepções quanto ao papel e presença de um AM na escola. Os resultados da avaliação indicam que as percepções divergem substancialmente, levando a uma complexa rede de interações e negociações entre alunos, professores, e administradores enquanto lutam para integrar a tecnologia na educação.

Abstract: This article evaluates the Aluno Monitor (AM) project in Bauru, interior of São Paulo, where students from public schools become assistants to teachers within their school's computer room. The AM project has assisted with keeping the computer rooms in full working condition, enabling student and teacher access to computers and the Internet. Students, teachers, and administrators responded to questionnaires and were interviewed in order to evaluate their perceptions in regards to the presence of the AM in the school. The results of this evaluation indicate that their perceptions of the role of the AM differs substantially, leading a complex web of interaction between students, teachers, and educators as they attempt to integrate technology into education.

2006