Modelagem da Interação Humano-Computador Integrada com a Engenharia de Software

Em IHC, os modelos predominantemente utilizados se baseiam em teorias cunho cognitivo, que se concentram em investigar os processos mentais dos usuários enquanto utilizam o software. No entanto, a evolução tecnológica trouxe uma dimensão que extrapola os processo cognitivos: o software como ferramenta de comunicação. Uma busca por novas teorias que tratem desta caracterização do software gerou teorias ou abordagens distintas, tais como Cognição Distribuída, Teoria da Atividade, e Engenharia Semiótica. Desenvolvida no Departamento de Informática da PUC-Rio, a teoria da Engenharia Semiótica traz para o primeiro plano o papel do projetista de software e propõe ferramentas epistêmicas para apoiá-lo no projeto de aplicações com alta qualidade de uso, do ponto de vista de seus usuários. Dentre estas ferramentas, encontra-se um modelo de interação que dá suporte à metáfora de interação como uma conversa. Investigações preliminares sobre este modelo nos levam a crer que ele possa integrar aspectos de IHC aos processos de desenvolvimento pregados pela Engenharia de Software, possibilitando um aumento da qualidade de software sem perder de vista sua qualidade de uso (usabilidade). Esta integração é o foco deste projeto, que tem por objetivos: - Contribuir para o estabelecimento de práticas de projeto de software interativo baseado em modelos, com ênfase em cenários, modelos de tarefa, de interação, de interface (incluindo storyboards) e de ajuda. - Demonstrar através de estudos de caso a forma como a utilização dos modelos investigados, em particular do modelo de interação, dá suporte a um processo integrado de software, englobando aspectos de IHC e de ESw. - Estabelecer uma cultura interdisciplinar de projeto e desenvolvimento de software, em vistas a um aumento tanto de qualidade quanto de usabilidade de artefatos computacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Simone Diniz Junqueira Barbosa - Coordenador / Maíra Greco de Paula - Integrante / Bruno Santana da Silva - Integrante / Ariane Moraes Bueno - Integrante / Ana Carolina Innecco Cantuária de Araújo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 5

2003 - 2005