Referenciação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo: Este trabalho aplica o conceito de referenciação na análise de ambientes virtuais de aprendizagem, que foram escolhidos porque pressupõe- se que neles ocorre o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas situadas e não apenas o uso de componentes textuais, como aqueles que estão nos textos das páginas, nos links e nos botões. Foram identificados processos de correferência, referência implícita e referência direta, além de se discutir o papel da relevância condicional. Foram observadas situações de acesso, referência às seções e busca de informação. Constatou-se que projetistas ou professores e alunos devem ser vistos como co-construtores dos ambientes, seja na organização textual ou na seleção de partes do texto específicas.
Abstract: This work applies the concept of referenciation in the analysis of virtual learning environments, chosen because didactic-pedagogical situated activities are developed on them, and not only the use of texts, bottoms and links. Process of correference, implicit reference and direct reference were identified, beyond paper of conditional reference be discussed. Situations of access, reference to sections and information research were observed. It was evidenced that teachers or developers and students should be seen as co-constructors of the environments, in the textual organization or in the selection of specific text parties.
2007