INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A VISÃO DAS PROFESSORAS
O estudo consiste em uma abordagem das significações da informática na prática profissional do professor, através de procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. A investigação é realizada em uma escola, apenas no turno matutino, e focaliza um grupo de cinco professoras do Ensino Fundamental (1º. e 2º. ciclos) de uma escola da rede pública municipal, em seu segundo ano de implementação de uma sala de informática em atividades do processo ensino-aprendizagem. Após a contextualização da pesquisa e apresentação dos dois campos de conhecimento que compõem o pano de fundo do trabalho, Educação Matemática e Informática na Educação, procura-se estabelecer uma relação entre os discursos das docentes com textos teóricos que abordam formação de professores, sociedade informatizada e etnografia, sendo também levantadas algumas perspectivas da investigação. A tese é dividida em cinco capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se a contextualização do estudo, a questão principal e os procedimentos metodológicos da pesquisa, juntamente com a fundamentação teórica que sustenta os mesmos, explicitando os procedimentos da recolha de dados, a aproximação do campo e uma caracterização inicial do local de trabalho das professoras focadas no estudo. No capítulo segundo objetiva-se montar um quadro referencial dos dois campos de conhecimento que compõem o pano de fundo da pesquisa, através de algumas narrativas sobre Educação Matemática e sobre Informática na Educação. Essas narrativas (simples, estratégicas, éticas, esotéricas e estéticas), convidam, o possível leitor da pesquisa, a apreender a multiplicidade destas áreas de conhecimento, utilizando a máquina joyceana. O terceiro capítulo fundamenta-se em breves descrições: i) da escola onde desenvolveu-se a pesquisa de campo (que faz parte da rede pública do município de Feira de Santana) com sua estrutura física e sua base tecnológica instalada; ii) da equipe administrativa e o corpo funcional da escola e, também, do seu cotidiano escolar; iii) do corpo discente; iv) das professoras do turno matutino (período investigado). No quarto capítulo as cinco professoras entrevistadas são apresentadas, com narrativas próprias, a partir de dois itens: 1. a profissão, com destaque para a história de vida profissional delas e 2. a informática, a partir de como abordam essa tecnologia e a incorporam nas suas atividades de ensino-aprendizagem. São cinco mulheres brasileiras. São professoras no primeiro ano do século XXI. No capítulo cinco é feito o cotejamento dos dados provenientes da investigação de campo com a pesquisa bibliográfica, estabelecendo-se uma relação entre as informações obtidas no trabalho de campo com a literatura técnica que aborda a sociedade informatizada, a formação de professores e a etnografia. São também indicadas perspectivas da investigação.
2004