Uma Arquitetura de Suporte à Aprendizagem Ubíqua em Contextos Corporativos

Resumo: Atualmente, nota-se uma crescente demanda por Assistentes Digitais Pessoais (PDA), computadores de mão, laptops e celulares. Esta demanda deve-se, em parte, à proliferação de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS). Neste contexto, pesquisas envolvendo computação móvel e ubíqua estão conquistando espaço no ambiente acadêmico. Entre as áreas que se beneficiam diretamente dessas tecnologias, a educação vem sendo apontada uma das principais, considerando-se que a aprendizagem pode ocorrer em vários contextos, como salas de aula, ar livre ou ambientes de trabalho. Tendo em foco o ambiente de trabalho, esse artigo tem como objetivo geral identificar os principais elementos envolvidos nos processos de Aprendizagem com Mobilidade no contexto organizacional e propor um modelo para facilitar esse processo.

Abstract: Nowadays, a growing demand for mobile devices like Personal Digital Assistants, handheld computers, laptop computers and cell phones can be noted. This is partly due to the proliferation of Mobile and Wireless Information Technologies (MWIT). In this context, academic research projects approaching mobile and ubiquitous computing are gaining space. Education is one of the areas that benefits the most from this research ¿ learning can happen in several contexts, such as classrooms, outdoors or at the workplace. Focusing on the workplace, this paper aims to identify the main elements involved in the Mobile Learning processes in the organizational context.

2007