Experiência de Modelagem de Ambientes de Aprendizagem da PUCRS VIRTUAL
Resumo: A construção de ambientes de aprendizagem tem como condição necessária a modelagem de tais ambientes. Esta modelagem passa por diferentes instâncias devendo as orientações paradigmáticas do curso transportar-se para o modelo. Dessa forma a equipe da PUCRS VIRTUAL está construindo um framework constituído pelas seguintes etapas: produção da página web, produção do ambiente suportado pela web, produção de ambiente suportado por mídias integradas, produção de ambientes de aprendizagem baseado no uso de ambientes de ensino. Na constituição destes ambientes, professores e alunos intercambiam papéis e funções gerando uma comunidade de aprendizagem não convencional. No percurso do desenvolvimento deste artigo, os desafios para o estabelecimento desta proposta são discutidos, à luz de uma plataforma híbrida que faz uso da tele/videoconferência assim como da Internet.
Abstract: A construção de ambientes de aprendizagem tem como condição necessária a modelagem de tais ambientes. Esta modelagem passa por diferentes instâncias devendo as orientações paradigmáticas do curso transportar-se para o modelo. Dessa forma a equipe da PUCRS VIRTUAL está construindo um framework constituído pelas seguintes etapas: produção da página web, produção do ambiente suportado pela web, produção de ambiente suportado por mídias integradas, produção de ambientes de aprendizagem baseado no uso de ambientes de ensino. Na constituição destes ambientes, professores e alunos intercambiam papéis e funções gerando uma comunidade de aprendizagem não convencional. No percurso do desenvolvimento deste artigo, os desafios para o estabelecimento desta proposta são discutidos, à luz de uma plataforma híbrida que faz uso da tele/videoconferência assim como da Internet.
2002