Aprendizagem na Educação a Distância: Caminhos do Brasil
Enquanto na segunda metade do século XX, vários países, em todos os continentes lançaram mão da educação a distância como forma de ampliar a formação de profissionais técnicos e mesmo a formação superior, permaneceu a resistência brasileira. Esse cenário começa a se modificar a partir dos anos 1990, com a publicação da LDB da Educação Nacional, em 1996, a criação da Secretaria de Educação a Distância no MEC e a regulamentação da educação a distância, através de decretos presidenciais a partir de 1998.Entre 1998 e 2005 houve um grande incremento da oferta de cursos a distância e a academia passou a olhar o tema também de forma científica. Isso fica demonstrado na quantidade de teses produzidas nas universidades brasileiras a respeito do assunto. A EAD pode ser uma inovação pedagógica, principalmente a partir do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. O desafio é que não seja somente uma inovação tecnológica (como a substituição do quadro-negro pela tela do computador ou da explicação oral do professor pelo uso de uma animação computadorizada). Educação a distância pode ser uma inovação pedagógica, principalmente a partir do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. O desafio é que não seja somente uma inovação tecnológica (como a substituição do quadro-negro pela tela do computador ou da explicação oral do professor pelo uso de uma animação computadorizada). Portanto, os seguintes questionamentos permeou a pesquisa: como a pesquisa brasileira sobre educação a distância tem abordado o fenômeno da aprendizagem? Com que perspectiva teórica? A partir de que abordagem? O problema central investigado foi: que concepções de aprendizagem embasam as teses de doutorado produzidas no Brasil entre 1998 e 2005?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Taís Fim Alberti - Integrante / Sergio Roberto Kieling Franco - Coordenador / Ederson Luiz Locatelli - Integrante / Luciano Adreatta Carvalho da Costa - Integrante / Lilian Gellatti - Integrante / Rute Vera Maria Favero - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2008