Modelos e Ferramentas para apoiar a Educação Virtual Interativa
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são ferramentas que possibilitam ações de Educação apoiada por ferramentas computacionais. O Moodle e o Tidia-Ae (Sakai) são exemplos de AVAs Open Source desses ambientes. Basicamente essas ferramentas possuem ferramentas para o armazenamento de conteúdos instrucionais e para comunicação entre os diversos papéis envolvidos: professor, tutor, estudante. As ferramentas presentes nos AVAs nem sempre propiciam a aplicação de uma arquitetura pedagógica em que o estudante atue como protagonista do processo de aprendizagem. A dificuldade de produção de materiais instrucionais de qualidade representa um dos principais gargalos que atrapalham o uso eficaz e mais intenso desses ambientes por professores. Além disso há carência de ferramentas que possibilitem um melhor acompanhamento das ações do professor e tutor no atendimento ao estudante. Este projeto tem por objetivo especificar modelos e desenvolver ferramentas que propiciem a implantação de uma arquitetura pedagógica, com o uso de AVAs, em que: os matérias instrucionais sejam atrativos; o estudante seja considerado na sua individualidade (personalização); professor e tutor possam ser apoiados por ferramentas automáticas no acompanhamento e atendimento ao estudante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Coordenador / Eduardo Henrique Gomes - Integrante / Juliana C. Braga - Integrante / Nelson Nascimento Jr - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / GUSTAVO CORREA PUBLIO - Integrante. Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 5
2012 - Atual