Aplicando Técnicas de Bibliometria, Mineração de Texto e Visualização na Identificação de Temas e Tendências de Pesquisa em e-Learning
O tripé formado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão constitui o eixo fundamental da Universidade brasileira e são componentes indissociáveis. No âmbito da pesquisa, a identificação de temas atuais e relevantes em uma determinada área não é uma tarefa trivial, principalmente em um cenário no qual o volume de informações nas bases de dados crescem dia a dia. Objetiva-se mostrar a aplicação de técnicas de bibliometria, mineração de texto e visualização em um processo automático, para identificação de temas e tendências de pesquisa. Para tal, realizou-se um experimento com artigos científicos da área de e-learning. Os resultados da análise bibliométrica apontaram um crescimento quantitativo de artigos científicos em e-learning no período de 2001 a 2011. A mineração de texto e visualização possibilitou um comparativo da ocorrência e proximidade de termos no período em questão. Espera-se que as técnicas possam ser aplicadas em outros domínios de conhecimento.
2012