Proposta de Arquitetura Pedagógica para auxiliar formadores na Educação de surdos
Resumo: Esse artigo apresenta uma proposta de uma arquitetura pedagógica para um curso de formação inicial e continuada de professores que lidam com alunos surdos em sala de aula do ensino formal. As suas dimensões são: (i) a pedagógica que é a principal e que se pauta no construtivismo social e no respeito - nos termos exigidos pela legislação vigente - à identidade lingüística dos aprendizes surdos, elegendo como primeira língua a LIBRAS e não o português; (ii) a tecnológica fortemente baseada na TIC em que o professor (e os seus professorandos) são tratados como potenciais autores do material didático necessário e, desta forma, recebem formação em linguagens de autoria, algumas desenvolvidas especialmente para o curso; e (iii) a dimensão política que está presente de forma subliminar e distribuída em todas as ações educadoras inclusivas em prol dos aprendizes surdos, para que elas sejam permanentes e multiplicadoras. São apresentados a arquitetura, o currículo, estratégias didáticas, as ferramentas de autoria desenvolvidas e um estudo de caso em andamento para validação da proposta.
Abstract: This paper presents a pedagogical architecture for initial and in service teachers training dealing with deaf disable students in regular classrooms. Its dimensions are: (i) the main pedagogical dimension, which is based on the social constructivism and on the entire respect - according to law - to the identity of the deaf students who uses the LIBRAS as their mother tongue instead of the Portuguese (in the Brazilian case); (ii) a technological dimension which is strongly based on ITE in a way that teachers (and their students!) are seen as potential authors of the didactic material need for the course, and so, being trained on authoring tools, some of them developed specially for the course; and (iii) a political dimension which is assumed to be present over all actions in the course in order make them permanent and self-multipliers. The contents of the paper are: its architecture, syllabus, didactic strategies, developed authoring tools and a still running case study to validate the propose.
2007