Experiência Inovadora e Contribuições no Ensino de Geometria em uma Ferramenta 3D: um Estudo de Caso na Engenharia

 A habilidade de visualização espacial encontra-se aplicada nas mais variadas áreas do conhe-cimento e se apresenta como um tema de investigação bastante explorado, abrangendo o estudo de questões ainda em debate principalmente pela psicologia cognitiva. Devido à dificuldade inerente à compreensão e o aprendizado de Geometria Descritiva aliada à falta de desenvolvi-mento das habilidades espaciais de grande parte dos estudantes ingressantes em cursos de En-genharia, foi desenvolvida uma ferramenta didática inovadora (GD@RV), fazendo-se uso de técnicas de Realidade Virtual, para apoiar o ensino do tema. A ferramenta, através de sua inter-face 3D, possibilita a criação de situações espaciais pelo usuário proporcionando aos estudan-tes a visualização da geometria em três dimensões, com percepção de profundidade. Os princi-pais efeitos do uso do sistema nas aulas tradicionais de Geometria Descritiva indicaram que os três grupos de estudantes analisados apresentaram melhoras no desenvolvimento de suas habi-lidades espaciais. No entanto, não foi possível detectar diferença estatisticamente significativa pela análise dos ganhos médios proporcionados pelos tratamentos diferenciados empregados na pesquisa experimental. Além da avaliação quantitativa, a pesquisa envolveu a aplicação de uma avaliação qualitativa, que indicou melhor aceitação da ferramenta pelos estudantes, se compa-rada aos métodos convencionais de ensino.

2012