A Virtualidade Real: Análise Crítica de Aplicações de Realidade Virtual na Educação Mediada por Computador

Resumo: De certo que os ambientes computacionais de educação podem incorporar muitos elementos da realidade virtual, isso não pode ser feito sem as devidas reflexões sobre seus impactos. Para tanto, este artigo descreve uma análise dos atuais usos da Realidade Virtual na educação como possibilidade de promoção da educação mediada por computador. Essa análise está alicerçada nas teorias e conceitos estabelecidos por Manuel Castells, como a cultura da virtualidade real e da sociedade em rede, interação e interatividade, bem como ¿realidade¿ e virtualidade, com foco nas principais características de interação propostas pelos ambientes de realidade virtual utilizados para educação.

Abstract: Computing environments to education can incorporate many elements of virtual reality, but some thoughts are needful. So that, this paper describes an analysis of the current use of Virtual Reality in education as a possibility for promoting computer mediated education. This analysis is based on the theories and concepts had set by Manuel Castells, as the culture of real virtuality and society on a network, interaction and interactivity, as well as "reality" and virtuality, focusing on the main features of interaction offered by educational virtual reality environments.

2008