Coordenacão e Tutoria em Curso de capacitacão em EAD para o Sistema UAB: Relato de uma Experiencia

Resumo: Um curso on-line de sucesso exige um bom planejamento, uma execução adequada e um processo de avaliação contínuo. Além da disponibilidade de material didático de boa qualidade e de uma plataforma eficiente, entre outros aspectos, é vital uma coordenação participativa. É vital, também, que as interações entre aluno ¿ tutor sejam produtivas e motivadoras. O objetivo deste artigo é relatar a experiência da coordenação e tutoria d e um módulo sobre Fundamentos da Educação a Distância de um Curso de Capacitação em EAD para o Sistema UAB/MEC. Com este propósito, discutimos tutoria em cursos à distância, descrevemos as estratégias de coordenação e tutoria usadas e apresentamos alguns resultados obtidos. Fazemos uma reflexão crítica e compartilhamos as lições aprendidas com aqueles que praticam a educação on-line.

Abstract: A successful on-line course demands a good planning, an adequate execution and a continuous evaluation. Besides the availability of good educational material and an efficient Learning Management System (LMS), among others aspects, it is important that the coordination be very present. It is also vital that the interaction and communication between student ¿ tutor be productive and motivated. This paper reports the experience of the coordination and the tutorial support in a course about foundation of distance education for the UAB/MEC System. In this way , we discuss the e-tutor role, describe the coordination strategies and present some results. We wrote a critical reflection article, sharing the lessons learned with practioners in distance education.

2008