PROUCA e o processo de inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais PNE

Descrição: A proposta apresentada pela equipe de pesquisadores NIEE/UFRGS em resposta ao Edital CNPq/CAPES/SEB-MEC n 76/2010, busca produzir saberes tecnológicos e metodológicos para a relação laptops educacionais e diversidade humana, uma lacuna de pesquisa apontada nos relatórios de avaliação do programa UCA em sua fase pré-piloto. O foco de pesquisa faz uma aproximação de contemporâneas políticas públicas que emergem com o intuito de projetar uma nova configuração para o processo de escolarização brasileira - a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o PROUCA, políticas que operam sob a lógica da inclusão, a primeira com o foco na inclusão escolar e, a segunda, na inclusão digital. Para construir conhecimento no emergente campo de saber que cerca a investigação da acessibilidade tecnológica e social do laptop educacional em relação a sujeitos com necessidades especiais, no âmbito da ação governamental do PROUCA, projetamos uma pesquisa qualitativa, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica, conduzida por dois questionamentos: (i) Os laptops educacionais utilizados no PROUCA apresentam uma interface acessível a sujeitos com necessidades especiais? (ii) Que movimentos são desencadeados, pela mediação de laptops educacionais, no contexto PROUCA, para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais? Estabelecemos como corpus de análise as escolas UCA/inclusivas do estado do Rio Grande do Sul e da Cidade UCA Total de Tiradentes (MG). Para viabilizar essa proposta de investigação elegemos como instrumentos de coleta de dados: observação direta, análise documental, questionários, entrevistas semi-estruturadas e a técnica de Grupos Focais. Para garantir um processo qualificado e contínuo de coleta e de registro de informações, em cada instituição que participar do universo de pesquisa, contará com um agente de observação, este professor da escola UCA, docente de turmas inclusivas.
Situa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Debora Conforto - Integrante / Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador / Fernanda Chagas Schneider - Integrante.
2010 - 2014