Avaliação Assistida por Computador: subsídios para a mediação e auto-regulação no ensino a distância

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo realizado a partir do uso de uma ferramenta para construção de algoritmos por alunos de um curso superior na área de informática a distância. Tal estudo teve a intenção de encontrar subsídios para a construção de um modelo de avaliação formativa assistida por computador. Os registros obtidos a partir de interação dos alunos com a ferramenta para construção de algoritmos foram analisados sob o foco da auto-regulação da aprendizagem. Os resultados da análise foram comparados com trabalhos de pesquisa na área de onde se pôde propor um modelo inicial para avaliação formativa assistida por computador o qual poderá ser incrementado em trabalhos futuros.

Abstract: This work presents a study carried through from the use of a algorithms construction tool by students in a higher distance education course in computers area. Its intention is to find subsidies for the construction of a model of formative computer-assisted assessment. The registers gotten from interaction between students and the algorithms construction tool had been analyzed under the focus of the self-regulation of the learning. The results of the analysis had been compared with works of research in the area of where if it could consider an initial model for formative computer-assisted assessment which could be developed in future works.

2007