Um modelo de ambiente de Educação a Distância guiado pelo caminho de aprendizagem do estudante
Resumo: Esta pesquisa é parte de um processo contínuo que visa aumentar a qualidade de sistemas de EAD. O propósito é a aplicação de metodologias diferenciadas dentro do processo de aprendizagem dos estudantes em um ambiente EAD específico. O objetivo geral é desenvolver um modelo para tornar os ambientes de aprendizagem mais eficientes na percepção do processo de ensino-aprendizagem. Para atingir este objetivo foi necessário reconhecer o perfil do estudante durante a interação dele com o sistema. Os estudantes com perfis semelhantes foram agrupados de modo a aplicar diferentes estímulos de aprendizagem para esta categoria. Os resultados desta pesquisa demonstram que se adequar ao retrato da aprendizagem do estudante pode assegurar um processo de ensino-aprendizagem mais adequado, otimizado e principalmente mais interessante para o estudante. Esta técnica pode ser aplicada para criar, alterar ou manter um modelo de estudante em um Sistema Tutor Inteligente.
Abstract: This research is part of a continuous process that aims to increase the quality of DE systems. The intention is to apply different methodologies inside of the student¿s learning process in a specific DE environment. The general objective is to develop a more efficient model of learning environment in the perception of the learning-teaching process. To reach this objective it was necessary to recognize the profile of the student during his interaction with the system. The students with similar profiles had been grouped in order to apply different learning techniques for each category. The results of this research demonstrate that if the environment is able to adjust itself to the learning style of the student it can assure a more adequate learning-teaching process, which is mainly more interesting for the student. This technique can be applied to create, modify or to keep a student model in an Intelligent Tutoring System.
2007