Criando e Recriando Histórias

Resumo: O Teatro no Computador é um software que desenvolvemos para a criação de histórias utilizando um sistema semiótico composto por uma variedade de linguagens. Neste artigo nós discutimos o referencial teórico que motivou e sustentou o design deste programa, destacando as suas bases semióticas e seus propósitos pedagógicos. Os resultados de uso, em ambiente escolar, apontam o potencial do programa em possibilitar a criação situações de ensino-aprendizagem abertas e flexíveis, valorizando uma diversidade de estilos de aprender, que não exclui crianças com maior ou menor capacidade, relativa aos padrões clássicos de aprendizagem e de desempenho cognitivo.

Abstract: The Theatre in the Computer is a software that was developed by us to create stories using a semiotic system composed by a variety of languages. In this paper, we will discuss the theoretical framework which has motivated and sustained the design of this program, highlighting their semiotic basis and their educational purposes. The use results in the school environment suggest the potential of the program to enable the creation of open and flexible teaching-learning situations, valuing a variety of learning styles, which do not exclude children with greater or lesser capacity, relative to the traditional patterns of learning and cognitive performance.

2009