Gamificação aliada à Teoria da Resposta ao Item: Uma proposta para engajar alunos na preparação para provas do Enade
As provas do Enade constituem uma forma de atestar o aprendizado dos alunos ao longo dos cursos de graduação. De uma forma geral, nota-se que nem todos os alunos têm consciência da importância de realizar estas provas com seriedade e comprometimento, sendo necessárias novas metodologias para engajá-los ao longo de sua formação nos cursos de graduacão. Ao mesmo tempo, o desempenho dos estudantes nas provas do enade traz uma série de indicadores de qualidade de cursos de graduação, auxiliando as instituições de ensino superior a identificar áreas de conhecimento que estão sendo trabalhadas de forma adequada bem como áreas que precisam de reformulação. Neste sentido, propõe-se um projeto envolvendo a pesquisa e o desenvolvimento de soluções digitais voltadas a engajar os alunos na preparação para as provas do enade através da exploração de conceitos de gamificação aliados à teoria da resposta ao item, de modo a fornecer a professores e gestores acadêmicos um meio de estimar as habilidades e conhecimentos dos alunos desenvolvidas e trabalhadas em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Isabel Cristina Siqueira da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2016 - Atual