Interpretações da Taxonomia de Bloom no Contexto da Programação Introdutória

Resumo: A aplicação da taxonomia de objetivos de aprendizagem de Bloom no contexto da programação introdutória nem sempre é trivial e alguns autores têm relatado dificuldades em utilizá-la na elaboração de avaliações. Neste artigo discute-se como cada uma das categorias da taxonomia vêm sendo interpretadas e utilizadas em avaliações de programação. Além disso, apresenta-se um instrumento de avaliação onde cada uma das questões foi classificada segundo a taxonomia de Bloom. O que se espera é que as idéias discutidas e o instrumento elaborado possam ser utilizados como ferramentas de auxílio na mensuração da efetividade das práticas educacionais relacionadas ao ensino de programação.

Abstract: Applying Bloom's taxonomy in introductory programming is not trivial and some authors have reported difficulties in using it in their assessments. This article discusses the interpretation of each category of the taxonomy and how to use them in program assessments. Moreover, it presents an example assessment where the assessment items are classified according to Bloom's taxonomy. The goal is that the ideas discussed and the example assessment developed can be used as tools to aid in measuring the effectiveness of educational practices on programming learning.

2009