Pesquisa e Avaliação de Práticas Inovadoras para a Inclusão da Escola na Cultura Digital
Projeto de pesquisa em parceria desenvolvido pelas universidades UFRGS (coordenação), UNISINOS e UCS. Este projeto de pesquisa tem por objetivo contribuir com o estudo, a implementação e a avaliação de práticas pedagógicas inovadoras suportadas pelas tecnologias digitais, sobretudo no contexto da modalidade de aprendizagem um computador para um aluno , que promovam o desenvolvimento e a construção de conhecimento dos alunos da rede educacional pública brasileira. Parte-se do pressuposto de que, ao incluir a escola na cultura digital, o Programa UCA abre perspectivas para uma mudança de paradigma na educação, possibilitando a transição da orientação de avaliação pelo desempenho para a orientação voltada ao desenvolvimento humano. Busca-se promover uma investigação integrada e interdisciplinar, com base na rede estabelecida por três universidades e oito escolas participantes do piloto do Programa UCA no estado do Rio Grande do Sul. O projeto constitui-se como um estudo de caso com oito unidades de análise que contemplam diferentes práticas orientadas para o desenvolvimento com o apoio de recursos disponibilizados pelos laptops educacionais e perpassam os diferentes eixos cognitivos propostos pelas matrizes de referência Linguagem, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, que atendem objetivos definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Mapas conceituais e entrevistas baseadas no Método Clínico Crítico Piagetiano complementam a proposta, de modo a oportunizar o acompanhamento da aprendizagem, da conceituação, do desenvolvimento sócio-afetivo e das construções de alunos e professores na modalidade 1 para 1 . O estudo inclui comprovação de tratamentos estatísticos para avaliar a retenção da aprendizagem pelos alunos e analisa as possibilidades de compartilhamento em redes de escolas UCA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . Integrantes: Léa da Cruz Fagundes - Coordenador / Daniel Queiroz Lopes - Integrante / Marcus de Azevedo Basso - Integrante / Maria Cristina Biazuz - Integrante / Ítalo Modesto Dutra - Integrante / Bruno Fagundes Sperb - Integrante / Rosalia Procasko Lacerda - Integrante / Edson Lindner - Integrante / Patrícia Behling Schafer - Integrante / Marlise Benedetti - Integrante / Décio Tatizana - Integrante / Diuali Jost - Integrante / Dario Mercado - Integrante / Marlusa Benedetti da Rosa - Integrante / André Rodrigues da Silva - Integrante / Luis Olavo Melo Chaves - Integrante / Maria Inês Brochado - Integrante / Rafael Moura Sales Martins - Integrante / Talita Duarte - Integrante / Anuar Daian de Morais - Integrante / Eduardo Britto Velho de Mattos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual