Comunidades virtuais de prática como alternativa na formação continuada de docentes da educação superior tecnológica
A pesquisa a que se refere este trabalho teve como objetivo investigar se uma Comunidade Virtual de Prática pode ser alternativa complementar na formação continuada para professores em serviço da educação tecnológica, se constituindo em um ambiente virtual no qual docentes de ensino superior de uma disciplina básica de graduação em cursos de tecnologia, possam interagir com seus pares, de maneira a construir e aprimorar seus conhecimentos didático-pedagógicos. A idéia partiu do princípio de que, os programas de formação como, cursos, palestras ou seminários, não promovem, sozinhos, a aprendizagem situada e contextualizada na prática docente. Cada vez mais convencida de que a interação e a possibilidade de reflexão coletiva sobre o exercício da docência é um caminho para o aprimoramento da prática pedagógica e que, em face à disponibilidade exígua que os docentes possuem para participar de encontros presenciais, apostou-se na idéia de um ambiente virtual, organizado e liderado por coordenadores de curso e orientadores pedagógicos, como possível solução para a interação formativa entre docentes. O ambiente virtual da pesquisa foi desenvolvido segundo critérios conceituados por Lave and Wenger (1991) que prevêem a interação dos membros de uma Comunidade de Prática mediada pelas perspectivas, experiências e conhecimentos dos participantes. Para compreender o que pensam os professores do grupo pesquisado em relação à proposta e em que medida eles valorizam os espaços de reflexão e as trocas de experiências com os colegas assim como as interações e os grupos de discussão sobre as práticas mútuas, dez dos treze integrantes do grupo foram entrevistados antes do início das atividades com o ambiente virtual. Frase Muito longa) As conclusões sobre as vantagens e possibilidades que a Comunidade de Prática Virtual pode significar para a formação continuada dos docentes são baseadas nas trocas de experiências durante o processo, no advento de sugestões de práticas pedagógicas a partir das interações e das conclusões do grupo sobre a vivência na comunidade.
2008