O USO DO COMPUTADOR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UM ENFOQUE REFLEXIVO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Este estudo analisa o processo de implementação de um projeto sobre o uso do computador no contexto do curso de Magistério, em uma escola da rede pública de ensino. Esta análise evidencia o aparecimento de várias situações em que conflitos cognitivos desencadeiam um processo reflexivo sobre a prática pedagógica. Na dinâmica do projeto, definiu-se a tríade de aprendizagem Aprende - Observa - Ensina, pautada na atividade de programação. Nesta tríade, a aluna em formação vivencia uma nova experiência híbrida, isto é, uma experiência mesclada por concepções e práticas educacionais inovadoras e tradicionais, desempenhando três papéis distintos: aprendiz da linguagem de programação Logo, professora que ensina Logo para crianças e observadora da alunaprofessora que ensina Logo para crianças. O uso do computador neste contexto mostra, através de várias situações, que a atividade de programação ultrapassa os aspectos computacionais, e evidencia a recorrência de um ciclo reflexivo de aprendizagem. A partir da compreensão deste processo, são destacados elementos de extrema relevância para o delineamento da tríade de aprendizagem visando a formação do professor com base na abordagem construcionista.
1998