Projeto Sistemático de Veículos Autônomos para Monitoramento de Culturas com Comunicação Segura (ProjUAV) (Protocolo Fundação Araucária N 18287)

Objetivos do Projeto: A utilização de veículos aéreos não tripulados (ou UAV - Unmanned Aerial Vehicle) tem demonstrado grande potencial em áreas como agricultura, defesa, segurança pública e proteção ao meio ambiente. No entanto, a ampla utilização de UAV em benefício da comunidade nacional depende do domínio de sua tecnologia e da redução de seu custo de desenvolvimento. Principalmente no Paraná, a utilização de UAVs em uma área estratégica como a agricultura pode trazer benefícios sociais e econômicos. O UAV é um sistema embarcado crítico, com rigorosos requisitos de desempenho, segurança, consumo de energia e qualidade do software. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de técnicas de construção de UAVs como meio de dominar esta tecnologia e buscar contribuições científicas e tecnológicas. Os resultados esperados para este projeto são sumarizados nos seguintes itens: (i) uma plataforma de hardware e software embarcada para UAVs; (ii) mecanismos de segurança com baixo custo de processamento para garantir a comunicação segura em UAVs; (iiii) técnicas de otimização de código para redução de consumo de energia em UAVs; (iv) construção de uma microestação com capacidade de coletar dados meteorológicos; e (v) integração das técnicas desenvolvidas em uma aplicação no contexto de agricultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Angelo Martini - Integrante / Márcio Seiji Oyamada - Integrante / Itana Maria de Souza Gimenes - Coordenador / Anderson Faustino da Silva - Integrante / Luciana Andréia Fondazzi Martimiano - Integrante / José Carlos Maldonado - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2010 - 2012