DESIGN COM CRIANÇAS: DA PRÁTICA A UM MODELO DE PROCESSO

Modelos, métodos e processos de design em geral têm considerado o sujeito como ¿usuário¿ de tecnologia criada para ele a partir de um modelo conceitual de ¿quem¿ é e ¿de que necessita¿ esse sujeito. Se essa é a realidade no mundo do adulto, mais ainda no caso de tecnologia construída para crianças. Nossa experiência em projetos de pesquisa envolvendo o design de ambientes educacionais com crianças tem mostrado oportunidades e limitações associadas ao design de tecnologia com o envolvimento de crianças no processo de design. Neste artigo, apresentamos um modelo de processo, centrado na participação da criança e comprometido com seus significados para elementos de design, derivado de nossa prática. Esta contribuição visa facilitar a sua apropriação por designers, desenvolvedores e outras partes interessadas no design e desenvolvimento de sistemas e ambientes virtuais para uso da criança. O referencial teórico-metodológico utilizado tem bases no Design Participativo e na Semiótica Organizacional. As técnicas e os métodos que compõem este modelo de processo foram experimentados e adaptados de nossa prática anterior.

2008