Desenho Universal em Ambientes Educacionais Mediados pela Web
A promoção da inclusão educacional, conforme preconizado pelo Decreto 6.949/2009, na Universidade, envolve a organização do ensino, da extensão, da pesquisa e da gestão para todos, com qualidade, sem discriminação. A análise exploratória de bibliotecas digitais on-line, de ambientes virtuais de aprendizagem, de serviços providos pela RNP, além de recursos da web 2.0, entretanto, indica que requisitos básicos de acessibilidade ainda precisam ser observados. A aderência a padrões de acessibilidade é requisito indispensável em todo o ciclo de vida desses sistemas e deve ser facilitado a não experts no desenvolvimento de interfaces de usuário. Caso contrário, usuários podem ter limitada sua participação em processos educacionais. São objetivos deste projeto, portanto, avaliar as condições de acessibilidade em ambientes web voltados à aprendizagem e propor mecanismos para que professores, estudantes, servidores, entre outros usuários de ambientes educacionais mediados pela web, publiquem conteúdo amplamente acessíeis e usáveis, alinhados ao Desenho Universal e compatíveis com recursos de tecnologia assistiva. Um Estudo de Caso será desenvolvido tendo como cenários a própria UNIPAMPA e o ambiente virtual TNR. Espera-se, assim, realizar um diagnóstico das condições de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagens, serviços web voltados à educação e recursos da web 2.0; propor soluções de interface de usuário em ambientes educacionais mediados pela web aderentes ao Desenho Universal; além de difundir os resultados obtidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Amanda Meincke Melo - Coordenador / Guilherme Lerina Fialho - Integrante / Edison Jhonatan R. Moura - Integrante.
2013 - 2014