Biblioteca on-line acessível para apoio à modalidade de educação a distância

Desenvolver ambientes, produtos e serviços inclusivos é uma meta contemporânea urgente. Recursos de informática com Desenho Universal, ou como os recursos de Tecnologia Assistiva, desempenham papel importante e podem ser adequados e/ou desenvolvidos para esse contexto, que inclui a própria Universidade. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar e desenvolver Tecnologias de Informação e Comunicação TICs apropriadas para o contexto da inclusão no Ensino Superior, mais especificamente contribuir ao desenvolvimento de soluções de interface humano-computador para promover a acessibilidade e a inclusão em sistemas on-line de biblioteca e/ou repositórios de objetos de aprendizagem, que sejam apropriadas a contextos sociais inclusivos. O cenário da pesquisa será a própria Unipampa Universidade Federal do Pampa, utilizando-se abordagem de pesquisa baseada em métodos e técnicas da Semiótica Organizacional e do Design Participativo. Aproxima-se da pesquisa-ação uma vez que envolve intervenção no cenário investigado pelo pesquisador. É um projeto de caráter multi-inter-transdisciplinar que pretende aproximar a comunidade acadêmica, especialmente educandos, da sociedade da qual faz parte na construção de soluções mediadas por TICs. Espera-se com esta pesquisa contribuir à abordagem do desafio apresentado pela Sociedade Brasileira de Computação: Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento. Para tanto as soluções desenvolvidas devem ser disseminadas de modo que essas possam ser analisadas e apropriadas por outras IES Instituições de Ensino Superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Amanda Meincke Melo - Coordenador / Diego Luis Kreutz - Integrante / Joseane Giacomelli da Silva - Integrante / Rumenigue Hohemberger - Integrante. Número de orientações: 2

2010 - 2012