Educação em Informática Básica Inclusiva para Portadores de Necessidades Especiais: Estudo de Caso em uma Escola Pública em Ubá-MG
Resumo: Este artigo descreve um trabalho na educação inclusiva em Informática básica para portadores de necessidades educacionais especiais, que vem sendo desenvolvido com sucesso na cidade de Ubá¿MG. Fundamenta-se em uma parceria entre um curso de Bacharelado em Ciência da Computação, e uma escola pública da cidade. A parceria busca desenvolver os subsídios, alicerçados no uso de tecnologias computacionais, para o promoção do desenvolvimento dos educandos, em diversas matérias do ensino fundamental, assim como a promoção da autonomia e auto-defensoria dos mesmos.
Abstract: This paper describes a work on inclusive education in basic Informatics concepts, devoted to special educational needs people, which has been developed successfully in the city of Ubá-MG-Brazil. It is based on a partnership between a Computer Science Department and a public school of this city. The partnership aims to develop ways to promote the growing of the pupils, making use of computing technologies, in many disciplines of the basic school education level, promoting to them autonomy and people-first.
2006