Metodologia de Construção do Material Instrucional em um Ambiente de Ensino Inteligente na Web

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e comentar as diversas etapas que compõem o processo de construção de material instrucional para um ambiente de ensino inteligente, assíncrono e individualizado na Web. A construção deste material visa atender os diferentes estilos cognitivos de aprendizagem do público-alvo, previamente identificados a partir de uma testagem psicológica baseada no Teste Ross [ROS 97]. O ambiente de ensino inteligente considerado é formado por agentes inteligentes, responsáveis pela adaptação deste material instrucional aos diferentes estilos cognitivos dos aprendizes usuários do ambiente.

Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar e comentar as diversas etapas que compõem o processo de construção de material instrucional para um ambiente de ensino inteligente, assíncrono e individualizado na Web. A construção deste material visa atender os diferentes estilos cognitivos de aprendizagem do público-alvo, previamente identificados a partir de uma testagem psicológica baseada no Teste Ross [ROS 97]. O ambiente de ensino inteligente considerado é formado por agentes inteligentes, responsáveis pela adaptação deste material instrucional aos diferentes estilos cognitivos dos aprendizes usuários do ambiente.

2001