Análise Crítica das Pesquisas Recentes sobre as Tecnologias de Objetos de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo das pesquisas e trabalhos científicos recentes sobre as tecnologias de ambientes virtuais de aprendizagem e objetos de aprendizagem. O estudo faz um mapeamento das produções científicas sobre essas tecnologias, que foram publicadas nos principais eventos e periódicos de Informática na Educação do Brasil e América Latina, realizados no período de 2008 a 2011. Isso inclui eventos como o SBIE, WIE, LACLO e TISE, além de periódicos como a RBIE e a RENOTE. O mapeamento serviu de base para uma análise crítica do processo evolutivo e da situação atual dessas pesquisas. Em termos quantitativos esta análise levou em conta a distribuição dos trabalhos em categorias relacionadas às dimensões técnicas e pedagógicas dos objetos de aprendizagem e dos ambientes virtuais. A análise quantitativa foi seguida de uma análise qualitativa mais aprofundada dos trabalhos de pesquisa mais representativos que envolvem o uso combinado de ambas as tecnologias. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ambientes Digitais de Aprendizagem, Tecnologias de Informação e Comunicação, Informática na Educação.

2013