Avaliação da implantação do sistema UAB na UFRGS e seus reflexos na Educação Básica

O objeto inicial da pesquisa é determinar as características, vantagens e desvantagens da plataforma MOODLE, em relação aos ambientes virtuais de aprendizagem já desenvolvidos e disponíveis na UFRGS, sob três perspectivas diferentes e complementares: a discente, a docente e a institucional. Após esta análise de implantação da plataforma, o projeto voltar-se-á à análise e construção de objetos de aprendizagem e metodologias que considerem e valorizem os recursos disponíveis nesse ambiente virtual. São objetivos específicos: 1. Mapear e afinar critérios para análise e escolha de um ambiente virtual de aprendizagem, tomando como referências critérios já produzidos a partir de utilização de diferentes ambientes virtuais e levando-se em consideração as perspectivas discente, docente e institucional; 2. Instalar e testar o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE; 3. Analisar o ambiente virtual MOODLE, a partir dos critérios de análise estabelecidos, comparando-o com outros ambientes virtuais disponíveis na UFRGS; 4. Indicar as necessidades de implementação de novas ferramentas e possibilidades de configurações que sejam adequadas para oferta de cursos de formação de professores para e Educação Básica na modalidade EAD. 5. Pesquisar as ferramentas para gestão administrativa e pedagógica necessárias para integrar os AVAs ao sistema UAB no âmbito nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Lucia Fernandes Carneiro - Integrante / Julio Alberto Nitzke - Integrante / Maria Alice Gravina - Coordenador / Leticia Coelho Roland - Integrante. Número de produções C, T & A: 4

2006 - 2009