Um Estudo Empírico dos Comportamentos de Navegação por Estilo Cognitivo de Aprendizagem em um ambiente de treinamento na Web

Resumo: O artigo apresenta as etapas da investigação sobre o comportamento de navegação dos estilos cognitivos de aprendizagem, de um grupo de aprendizes, quando submetidos a um ambiente de treinamento experimental na Web. Nesta investigação, partimos do pressuposto básico de que o estilo cognitivo de um aprendiz influencia o seu comportamento enquanto ele executa uma tarefa de aprendizagem a distância, via Web, de forma assíncrona e individualizada. O artigo descreve os procedimentos empíricos usados, visando a identificação de padrões de comportamento por classes de estilos cognitivos, os quais futuramente serão considerados na adaptação da instrução em um ambiente de treinamento inteligente na Web. Os sujeitos que participaram do experimento correspondem aos funcionários de uma Empresa de Telecomunicações e parceira no Projeto Tapejara, no qual se insere este estudo.

Abstract: O artigo apresenta as etapas da investigação sobre o comportamento de navegação dos estilos cognitivos de aprendizagem, de um grupo de aprendizes, quando submetidos a um ambiente de treinamento experimental na Web. Nesta investigação, partimos do pressuposto básico de que o estilo cognitivo de um aprendiz influencia o seu comportamento enquanto ele executa uma tarefa de aprendizagem a distância, via Web, de forma assíncrona e individualizada. O artigo descreve os procedimentos empíricos usados, visando a identificação de padrões de comportamento por classes de estilos cognitivos, os quais futuramente serão considerados na adaptação da instrução em um ambiente de treinamento inteligente na Web. Os sujeitos que participaram do experimento correspondem aos funcionários de uma Empresa de Telecomunicações e parceira no Projeto Tapejara, no qual se insere este estudo.

2002