Identificando operações lógicas e infralógicas por meio da Análise Operatória do jogo computadorizado ¿The Sims¿

Resumo: Esse artigo apresenta a viabilidade da identificação de operações lógicas e infralógicas, no contexto da análise operatória, do jogo computadorizado ¿The Sims¿, com base no modelo descrito por Behar (2003). A pesquisa foi delineada como caso único, no âmbito da Epistemologia Genética, e analisada de acordo com o método clínico de Piaget. Muito relevante é observar que a identificação dessas operações também na lógica do sujeito apontam para uma consideração a ser levada em conta tanto pela Psicologia quanto pela Ciência da Computação: a de que tanto sujeito quanto objeto precisam ser analisados, corroborando a idéia de Piaget de que o interessante é o que se constrói não só em um, nem em outro, mas na interação de ambos.

Abstract: This paper presents the viability of the identification of logical and infralogical operations, in the context of the operatory analysis, in the computational game "The Sims", based on the model described by Behar (2003). The research was delineated as unic case, in the scope of the Genetic Epistemology, and analyzed in accordance with the clinical method of Piaget. It´s relevant to observe that Psychology, as well as Computer Science, must consider in its respective fields, that the most important thing cannot be located only in the subject, nor in the object, but in the interaction of both.

2006