Um Caderno Digital nos laptops educacionais: proposta conceitual e ferramenta

A eficiência dos tradicionais e predominantes métodos de ensino vem sendo colocada em questão há algumas décadas. Inspirados pelas obras de grandes nomes da Pedagogia e Psicologia, novos ambientes de aprendizado têm sido propostos e emergem de análises de falhas das escolas atuais. A Associação OLPC (One Laptop Per Child), embasada, sobretudo, na teoria Construcionista de aprendizagem, propõe a utilização de laptops individuais de baixo custo em salas de aula como uma forma de dinamizar e revolucionar o processo de ensino-aprendizagem no mundo. Junto a soluções de hardware e software de baixo custo, tal proposta demanda aplicações educacionais em consonância com natureza proposta para tal projeto. Este artigo apresenta as etapas de concepção, projeto e desenvolvimento de uma ferramenta alinhada à proposta da OLPC para uso educacional em laptops de baixo custo: o Caderno Digital. Testes preliminares indicam a viabilidade da proposta e seu potencial como ferramenta de apoio a processos de aprendizagem.

2009