Disciplina de Psicoterapia Baseada na WEB: Uma estratégia de ensino-aprendizagem-avaliação
Resumo: Este artigo descreve as estratégias de ensino-aprendizagem- avaliação utilizadas na disciplina eletiva de ¿Terapia Cognitivo- Comportamental¿, oferecida inteiramente a distância na Graduação em Psicologia da UFRJ (2005), em caráter experimental e concomitantemente com a disciplina presencial tradicional. Será dado destaque ao uso pedagógico das funcionalidades interativas das tecnologias da informação e comunicação existentes no AVA Pii ¿ Debyte, Avaliação Formativa e Hiperdiálogo ¿ as quais promoveram tarefas formativas colaborativas e uma oportunidade de aprendizagem por modelação e reforçamento positivo. Os resultados da pesquisa-ação e suas conclusões serão apresentados ao final.
Abstract: This article describes the strategies for teaching-learning- evaluation used in the class of ¿Cognitive-Behavioral Therapy¿, offered entirely in long-distance system during the graduation in Psychology in UFRJ (2005), in an experimental form and alongside with the traditional presencial class. It will be given special attention to the pedagogic use of interactive functionalities of the information and communication technologies existing in the AVA Pii ¿ Debyte, Formal Evaluation and Hyperdialog ¿ which promoted formative and collaborative tasks and a learning oportunity by form of modeling and positive reinforcement. The results of action-research and their conclusions will be presented at the end.
2007