Desenvolvimento de Software Para Alfabetização de Adultos Baseado em Princípios Freirianos

Resumo: O artigo discute as possibilidades de utilização da informática educativa na alfabetização e inclusão digital (ID) de jovens e adultos analfabetos. Para tanto, os autores apresentam e analisam um software livre de autoria própria. Adota a pedagogia de Paulo Freire como referencial teórico-metodológico, assim como as contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberoski acerca do processo de aquisição do código lingüístico. Este software possibilita aos docentes criar e desenvolver suas próprias aulas. O software é dividido em dois módulos: o primeiro é composto por 10 atividades de ID que visa trabalhar o uso de mouse e do teclado. O segundo, por sua vez, contém 17 aulas com 170 atividades voltadas à alfabetização. Buscamos disponibilizar aos professores um instrumento capaz de minimizar o quadro de 11.1 milhões de analfabetos no Brasil.

Abstract: The article discusses the potential uses of information technology education in literacy and digital inclusion (ID) of young and adult illiterates. Therefore, the authors present and analyze a free software authorship itself. Adopts the pedagogy of Paulo Freire as a theoretical and methodological as well as the contributions of, and Ferreiro Ana Emilia Teberoski about the process of acquiring the linguistic code. This software allows teachers to create and develop their own lessons. The software is divided into two modules: the first is composed of 10 activities of ID that aims to work using mouse and keyboard. The second, in turn, contains 17 classes with 170 activities geared to literacy. We strive to provide teachers a tool capable of minimizing the framework of 11.1 million illiterates in Brazil.

2008