Divulgando a Computação Física para o Ensino Fundamental II - CNPq Chamada 90/2013
Objetivamos a inserção de atividades de Computação Física no contexto do Ensino Fundamental II. Isto inclui: O desenvolvimento de kits de Computação Física de baixo custo, baseados em plataformas abertas e passíveis de serem: (a) utilizados em conjunto com SCRATCH, (b) utilizados em ambientes de escolas públicas brasileiras e (c) reproduzidos em casa por alunos interessados. o desenvolvimento e realização de oficinas pais/filhos para aprender a programar aplicações simples de computação física envolvendo automação doméstica e robótica; o desenvolvimento e aplicação em um Estudo de Caso de uma unidade instrucional para o ensino de Computação Física constituída por uma série de 20 aulas em que os alunos aprenderão conceitos básicos da computação, programação e automação de forma interdisciplinar e integrada ao conteúdo programado no 8/9 ano do Fundamental II, alinhado às consolidadas diretrizes de currículo da ACM/IEEE/CSTA; o desenvolvimento e aplicação em um Estudo de Caso de uma unidade instrucional para a formação de professores do Ensino Fundamental com base na unidade instrucional desenvolvida; organização de estandes em Feiras, em especial na SEPEX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão/UFSC e; disseminar e divulgar os resultados amplamente por publicações e via o website da iniciativa Computação na Escola e através de um trabalho em parceria com a TV UFSC, da qual o INCoD é um parceiro e financiador. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aldo von Wangenheim - Coordenador / Christiane Gresse von Wangenheim - Integrante.
2013 - Atual