Um Modelo de Referência para Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Web: Aproximando as Perspectivas do Autor e do Desenvolvedor
Neste trabalho investiga-se os ambientes virtuais de aprendizagem e propõe-se um modelo de referência, servindo tanto ao papel de análise de AVAs quanto o de síntese, servindo para construção de AVAs específicos. Tal modelo foi implementado e avaliado, sendo constituído de duas representações e facilidades especialmente orientadas a dois atores importantes no desenvolvimento de um AVA, quais sejam: autor e desenvolvedor, onde ao primeiro dedica-se um mapa conceitual destinado a auxiliar educadores a escolher serviços que irão compor o AVA que atenda suas necessidades, e ao segundo, uma arquitetura de referência flexível que se presta a ajudar os desenvolvedores a implementar as demandas dos usuários. Ademais, oferece-se um sistema de recomendação baseado em conhecimento que busca automaticamente aproximar essas duas representações. Assim, através de regras que mapeiam as necessidades do autor em decisões de projetos para o desenvolvedor, o sistema pode recomendar ao autor um AVA já existente ou uma nova arquitetura caso não exista uma que atenda o conjunto de funcionalidades escolhidos pelo autor. Além disso, o modelo proposto foi avaliado na construção de um AVA específico e mostrou resultados positivos.
2012