Uma Intersecção entre a Semiótica e as Inteligências Múltiplas para Construção de Sistemas Hipermídia Adaptativos para Educação Baseada na Web
Resumo: Este artigo descreve a aplicação da Semiótica como recurso para melhorar a comunicação do aluno em ambientes de aprendizagem virtual. Sistemas Hipermídia destinados ao e-Learning podem ser adaptados automaticamente às características individuais do aluno, que incluem preferências (como tipos de fontes, cores, estilos de navegação), dados pessoais (como idade) e outras, que poderiam ser capturadas no processo de modelagem do usuário. Nesse trabalho, atributos baseados na teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Gardner,são considerados para integrar o modelo de usuário. As mensagens de comunicação e orientação das tarefas devem ser modeladas de acordo com os conceitos da Engenharia Semiótica.
Abstract: This paper describes the application of Semiotics as a resource to improve student communication in virtual learning environments. Hypermedia Systems used for e-Learning could be automatically adapted to the individual characteristics of the student, which include preferences (such as fonts, colors, navigational style), personal data (such as age) and others, which could be gathered in the user modeling process. In this work, attributes based on the Multiple Intelligences Theory proposed by Gardner are considered to integrate the user model. The messages for communication and orienting tasks can be modeled according to Semiotic Engineering concepts.
2007