Ensino de Conceitos Biológicos: a Relação entre Aprendizagem Significativa e Objetos Educacionais Digitais

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com 12 alunos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Biologia da UFC no período 2009.1. O objetivo é avaliar como utilizam objetos educacionais digitais no desenvolvimento de propostas de ensino fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Durante a disciplina de Informática Aplicada ao Ensino de Ciências os planos de aula desenvolvidos pelos alunos foram analisados por meio de comparação de dados caracterizando a pesquisa como Estudo de Caso. Constatou-se que os alunos modificaram a forma de pensar o ensino de conceitos biológicos preocupando-se com a dinamização das atividades de caráter experimental.

Abstract: This article presents the results of research conducted with 12 students of the 7th semester the UFC´s Biology Graduates in 2009.1. The objective is to evaluate how they use digital educational objects to propose lessons based on Ausubel´s theoretical pressuppositions. In classes of Applied Computer Science Teaching the students developed lessons plans. These were analyzed comparatively characterizing the research as a Case Study. It was found that students changed the thinking of the teaching biological concepts. They were concerned with the promotion of the experimental activities.

2009