Dialogicidade em práticas interativas da área de exatas
Resumo: Este artigo analisa as características dialógicas de um fórum de discussão da área de exatas, com suporte em um ambiente virtual de aprendizagem. O contexto da pesquisa é uma disciplina de Física, ministrada na modalidade semi-presencial, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil. O estudo contou com a participação de 12 alunos matriculados na disciplina e seu tutor. As 29 mensagens do fórum foram analisadas à luz do conceito de diálogo em Paulo Freire. Os resultados demonstram a relevância da dialogicidade freiriana na promoção de contextos favoráveis ao aprendizado de estudantes de EaD, da área de exatas.
Abstract: This paper analyzes the dialogical characteristics of message exchanges in a LMS discussion forum. The context of the research is a physics course, taught at the blended mode, within the Open University of Brazil. The study was conducted with 12 students enrolled in the course and their tutor. 29 forum posts have been examined using Paulo Freire¿s concept of dialogue. Results highlight the importance of Freire dialog to enable appropriate environments for student centered learning in distance education in the field of hard sciences.
2009