Estudo e Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizado Colaborativo a Distância para o Contexto da Educação Inclusiva
Existem diversos meios que viabilizam o processo de comunicação, sejam eles na forma escrita, sonora, pela imagem ou multimídia, com o computador. Os computadores aliados à Internet têm o potencial de mediar a comunicação, ampliando o acesso à informação e a colaboração entre as pessoas. O aprendizado colaborativo a distância começa a estar cada vez mais acessível a todos devido à popularização da Internet. Assim, pessoas dispersas geograficamente podem compartilhar conhecimentos e metas, obter informações sobre assuntos de interesse, interagir em grupos na construção de novos conhecimentos e realizar atividades colaborativas. Este trabalho envolve o estudo e o design de interfaces de ambientes que permitem a colaboração síncrona à distância entre estudantes, através da Internet, seguindo os princípios que regem a Interação Humano Computador, o CSCL (Computer Supported Collaborative Learning) e a educação inclusiva. Serviu de contexto para este trabalho o Caleidoscópio [http://www.caleidoscopio.aleph.com.br]: um projeto de educação inclusiva, sobre o qual idealizamos o ambiente de aprendizado proposto. O Desenho-Mania foi construído tendo como base observações de uso da ferramenta Papo-Mania:, um chat desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre crianças. O processo de design do Papo-Mania, centrado na participação do usuário, é considerado parte essencial do trabalho e fundamental para a criação do Desenho-Mania. Os dados obtidos da observação de uso do Papo-Mania por alunos portadores da Síndrome de Down, serviram de base para o design de uma nova ferramenta contendo as mesmas características de sincronicidade da comunicação e ainda inserindo o trabalho colaborativo. O Desenho-Mania engloba o Papo-Mania e acrescenta várias novas funcionalidades que permitem aos estudantes, além da comunicação facilitada, a construção de atividades colaborativas utilizando recursos como votação, desenho, ordenação, narrativas em forma de texto e cooperação para o cumprimento da meta inicialmente estabelecida pelo grupo. Os resultados das atividades são automaticamente armazenados em páginas web ao final de cada sessão e correspondem à memória do grupo para a atividade.Os resultados concretizados com este trabalho encorajam a prosseguir nesta linha buscando novas funcionalidades que possam ser agregadas a ambientes computacionais que apresentem características facilitadoras da comunicação, expressão e crescimento de todos os estudantes, inclusive crianças com necessidades educativas especiais.
2002