Medição da distância do veículo à borda da pista por meio de processamento de imagens para a determinação indireta da atenção de condutores de automóveis
Este projeto trata do uso de processamento digital de imagens adquiridas por uma câmera de vídeo instalada junto ao pára-brisa de um automóvel para a determinação de uma medida de atenção do condutor. As imagens serão processadas para, a partir da determinação da borda da pista e do conhecimento dos parâmetros de calibração do conjunto câmera-automóvel, obter uma estimativa da distância entre o veículo e a borda da pista. As estimativas de distâncias serão fornecidas de forma contínua e em tempo-real, sendo identificadas por marcas temporais (timestamps) a fim de permitir a análise da influência de fatores controlados sobre a atenção do motorista. Espera-se com este projeto contribuir tanto no âmbito de pesquisa como no de aplicação. Em termos de pesquisa, fornecerá subsídios para estudos sobre comportamento de condutores visando ao aumento da segurança no trânsito, com redução do número de acidentes. Em termos de aplicação, possibilitará o desenvolvimento de equipamentos de alerta aos condutores para problemas na manutenção da trajetória na pista, causados por exemplo, por sonolência ou distração. O projeto está sendo desenvolvido em cooperação entre os departamentos de informática e de psicologia da Universidade Federal do Paraná (BANPESQ 2008023123)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo Todt - Coordenador / Alessandra Sant'Anna Bianchi - Integrante / Willian Dettmer Eckel - Integrante.
2008 - 2010