O Programa ¿UCA¿ como elemento motivador para o despertar da leitura, conscientização ambiental e resgate social do brinquedo sucata
O presente artigo é um relato de experiência sobre uma das etapas do processo de formação de professores do Programa Um Computador por Aluno. Descrevemos como os professores, juntamente com a equipe de formação do IES Local e os professores multiplicadores estão conduzindo o desenvolvimento do módulo IV, sobre Elaboração de Projetos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual busca perceber como a tecnologia, neste caso, representada pelo PROUCA está sendo introduzida numa escola pública de Educação Básica no Rio Grande do Norte. Valemo-nos de entrevistas com os professores multiplicadores e coordenação pedagógica da instituição para verificar os resultados que o projeto pedagógico ¿Brincando se aprende valores: tecnologia e sensibilidade ambiental¿, ainda em fase de desenvolvimento, vêm apresentando em relação a melhoria na aprendizagem dos alunos. Constatamos, por meio das entrevistas, que o projeto tem a tecnologia como elemento motivador para aprendizagem e que trouxe melhorias no comportamento dos alunos, uma maior conscientização ambiental, bem como a inclusão digital de alunos que ainda não tinham tido contato com a tecnologia.
2012