Moonline: Proposta de um Ambiente baseado na Web para Apoio à Construção Coletiva de Conhecimento
Este trabalho apresenta o Moonline, um ambiente baseado na Web para apoio à construção coletiva de conhecimento. Sua abordagem é centrada na oferta de facilidades permitindo que as atividades interativas dos membros de uma comunidade de aprendizagem possam ocorrer da maneira mais eficiente possível. Para atingir seu objetivo a proposta de ambiente é enfática na exploração de quatro eixos importantes para flexibilizar, dinamizar e facilitar o processo de aprendizagem: a automação de tarefas, a integração de conteúdos, a individualização das interfaces e a dinamização da interação entre os atores do processo. O Moonline propõe o uso de mapas conceituais para integrar e disponibilizar conteúdo, além de oferecer um ambiente personalizado para cada um de seus usuários. Ao contrário da maioria dos ambientes da mesma natureza, centrados em disciplinas específicas, o Moonline é centrado nos alunos de um curso, quer seja presencial ou a distância. Além disso, ele considera o conjunto das disciplinas já estudas e aquelas que o aluno precisará estudar no futuro, tendo com referencial a sua grade curricular.
2002